sexta-feira, 1 de julho de 2011

AMOR: o amor!

Qual significado dessa palavra que tanto é usada?

Começo lhes dizendo que o amor não é um sentimento é mandamento. E, podemos confirmar isso na palavra de Deus em Mateus 22.37-39, Marcos 12.29-31, Lucas 10.26-27.

Amor não poderia ser um sentimento sendo que Jesus mandou que amássemos. (Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13.34).

Queridos, como podemos ver nestes versículos, o amor é um mandamento. Sendo assim, se é mandamento, temos um direito de escolha, uma atitude a ser tomada; o de escolher ou não amar! De obedecer este mandamento ou não!

Há definições e DEFINIÇÕES do amor! Mas a definição corretíssima é o amor de Jesus, o amor que Ele nos ensina!

Definição da palavra amor no dicionário: Afeição viva por alguém ou por alguma coisa.

Definição da palavra amor no Wikipédia: (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa.Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

Definição da palavra amor, na Bíblia, em 1 Coríntios 13.4-8: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha;

“Analisando algumas partes desse versículo, o amor é:
- Sofredor! Está disposto a pagar o preço junto com você. Não importa quão ruim esteja ele estará ao teu lado!
- Benigno! Ele é bom com você. Cuida de você e te alegra!
- Não é invejoso! Alegra-se com o que você conquista e tem.
- Não busca seus interesses! Não está com você para satisfazer sua carência. Está com você para te fazer feliz e dessa forma alegrar o coração do PAI!
- Não suspeita mal! Essa pega muita  gente (senão 98%)! O ciúme! No amor há confiança. Não confunda ciúmes com zelo pela pessoa. Você pode ver uma engraçadinha perto do seu namorado e ir perto pra dar um “chega pra lá sua doida!”, mas, não ficar chateada, triste, irritada ou deprimida por isso. (Vale para os meninos também).
E, os outros adjetivos se explicam por si só!”(Fernando Ortega)

Então, se bem observado, o amor é um conjunto de atitudes. Por exemplo:
- Pais e filhos: quando nasce um bebe, os pais lhe dão carinho, afeto, vestimentas, de comer, beber; ao longo do crescimento vão lhe educando, ensinando conforme foram educados, conforme a palavra de Deus.
- Casal: em um relacionamento, após a fase da paixão, onde já há o amor, há troca de carinho, afeto, gentilezas, quer o bem do outro, ajudam nas dificuldades, compartilham os momentos de alegria, etc.
- Amizade: conforme o relacionamento, a convivência, há certa confiança onde trocam confidências, experiências, afeto; sorriem juntos, saem juntos, ligam, trocam torpedos, etc.

Sendo assim, o amor é demonstração, são atitudes, É MANDAMENTO!

ATENÇÃO!
Quando você casa, você não casa pra ser feliz, você casa pra fazer o outro ser feliz. E quando você entra no casamento pra fazer o outro ser feliz, o outro também vem para o casamento pra fazer você feliz! – Dá a química perfeita! O relacionamento perfeito!

DIFERENÇA ENTRE AMOR E PAIXÃO

“Paixão é como fogo: Acende tão rápido quanto apaga. Amor é eterno”.

“Nos tempos de hoje, vejo que há confusão entre amor e paixão!
PAIXÃO é da natureza humana; AMOR é da natureza divina.
PAIXÃO é violenta e de pouca duração, é superficial; AMOR é profundo e durável.
PAIXÃO é egoísta, só busca o seu interesse; AMOR não busca o seu interesse.
PAIXÃO pode se transformar em ódio; AMOR nunca se transforma para o mal.
PAIXÃO faz mal aos outros; AMOR não faz mal a ninguém.
PAIXÃO é burra; AMOR é sábio.
PAIXÃO é cega; AMOR revela o caráter de Deus!”Pr. Silas Malafaia

Humanamente falando, a paixão busca através de alguém ou algo satisfazer carências e necessidades; e o amor: Busca dar a alguém o suprimento de suas necessidades!

A Bíblia nos mostra um exemplo de como a paixão é cega: Sansão!
Resuminho (rs): Sansão foi um homem levantado por Deus pra livrar Israel, pois os filisteus a dominaram. Ele se apaixonou por Dalila que foi comprada pelos filisteus para descobrir o segredo de sua força!
Juízes 16.6 – Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.
Dalila revela o que futuramente irá fazer com ele, mas ele está cego de paixão e começa a brincar com sua natureza humana.
E o final da história, acredito que todos saibam...

Amados, por hoje é só!
Saiba definir na sua vida paixão e amor, não deixando que as paixões desse mundo dominem a sua vida, mas sim, seja dominado pelo amor do nosso amigo, irmão e Salvador Senhor Jesus Cristo!
Que Papai tenha falado aos vossos corações!

Com carinho, Jhenni

(Escrito por Jhenniffer, baseado na Bíblia http://www.bibliaonline.com.br/ ; Blog Não morda a maça http://naomordamaca.com/ ; Pr. Silas Malafaia http://www.youtube.com/watch?v=5pcCwVq19Ro ).

Um comentário:

  1. Parabéns, o amor eh o principio de tudo, acho que a melhor definição de amor é Jesus, Ele eh amor, tudo que Ele fez e continua fazendo é por amor, seu olhar seu falar, suas atitudes, seu perdão... Deus é amor.
    (Felipe)

    ResponderExcluir